Nesta parte do desenvolvimento das atividades, apresentaremos uma ferramenta digital para criação de conteúdo, o Google Sites e uma estratégia didática interdisciplinar, o Poema de Cordel.


Quando temos alguma dúvida sobre algum assunto, qual a ferramenta que utilizamos para nos ajudar? Provavelmente você pensou “internet”, não é? Hoje, a rede mundial de computadores é a principal fonte e veículo de informações no mundo todo. Mas, você já parou para pensar que todo conteúdo disponível na internet é criado por pessoas, como eu e você?
E se desafiarmos nossos estudantes a criarem sites para compartilhar aquilo que aprenderam em sala de aula e divulgar o resultado de seus projetos? Pensando nessa proposta de atividades, apresentaremos o Google Sites.
Google Sites
O Google Sites é uma plataforma on-line para criação de sites mantida pela Google. É uma ferramenta gratuita e pode ser acessada via celular, tablet e computador. Nela, você pode criar um site com uma ou várias páginas, inserir imagens, links, vídeos, formulários e questionários.
Utilizando o Google Sites em sala de aula
Por ser de fácil aprendizado e manuseio, o Google Sites pode ser aprendido rapidamente tanto por professores quanto pelos estudantes.
Existem diversas maneiras que a plataforma pode ser utilizada em sala de aula. Seguem abaixo alguns exemplos de como podemos integrar a criação de um site à rotina escolar, seja para o professor, seja para o estudante.
Criando um site
A criação de um site através do Google Sites é bastante simples e intuitivo. Você pode consultar um tutorial por texto aqui. e um tutorial por vídeo aqui.
A Google também oferece orientações oficiais. Você pode consultar o guia em texto aqui. ou a plataforma de treinamentos virtuais aqui. (os vídeos estão em inglês mas possuem legendas em português).
A literatura de cordel é um gênero literário popular típico do interior do Nordeste. São composições em versos rimados, caracterizadas pela linguagem informal, pela oralidade e pela musicalidade.
Entre os diferentes temas explorados na parte 4 do Livro do Estudante estão descontos e aumentos, pontos a partir dos quais exercitam-se tópicos de matemática ao mesmo tempo que se estimula o hábito da pesquisa e da negociação. Nossa sugestão é que os estudantes elaborem um poema de cordel sobre esses temas, afirmando especialmente a importância de pesquisar e comparar preços.

Em dupla, os alunos criam um poema de cordel sobre a importância de negociar, pesquisar e comparar preços, mantendo- -se atento a aumentos ou cobranças exageradas.
A elaboração desta atividade visa potencializar as relações entre a Matemática e a Língua Portuguesa e favorecer a criatividade, a capacidade de expressão oral e a colaboração entre os estudantes.
Oriente-os quanto à elaboração do texto e, caso julgue necessário, trabalhe em conjunto com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações sobre essa forma de poesia popular.

Texto: Como fazer um cordel
Texto: Como escrever um cordel
Vídeo: Matemática em cordel
Vídeo: O cordel da matemática